No vastíssimo estuário do Rio Tejo, esta velha e cheia de luz, lindíssima cidade meridional estende-se pelas suas 7 colinas ao longo do rio, com o Oceano Atlântico ali tao perto.
“Cidade de muitos e desvariadas gentes” assim foi chamada quando, vindas de um longínquo mundo novo revelado pelos Descobrimentos Portugueses, ao Longo dos séc. XV e XVI, aqui chegavam ouro, pedras preciosas, sedas ou as mais variadas especiarias da Africa, Brasil ou do longínquo Oriente.
As marcas desta pioneira globalização estão presentes na arquitetura, na gastronomia, nas tradições e na língua.
Mas , sobretudo, com seculos de convivência interracial, cultural religiosa, na afabilidade e tolerância do povo português.
Miticamente fundada por Ulisses, o herói grego da Epopeia de Homero, aqui encontra o visitante reais marcas da presença romana (a Olissipo de Júlio Cesar) ou mourisca ( a Al Usbana Islamica) e da cultura Judaico-cristã.
Apos a reconquista (1147) Lisboa torna-se capital de Portugal em 1255.
Reserve já! Ver este Tour de 4H.A Torre de Belém é um referente cultural, um símbolo da especificidade do país que passa pelo diálogo privilegiado com outras culturas e civilizações.
Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro.
O Castelo de S. Jorge – Monumento Nacional integra a zona nobre da antiga cidadela medieval (alcáçova), constituída pelo castelo, os vestígios do antigo paço real e parte de uma área residencial para elites.
Ao submeter este formulário, concorda com os nossos termos e condições.
Ver este Tour de 4H.Lisboa, a cidade branca, onde a Europa começa.
O ROMÂNTICO, onde a Europa acaba e o mar começa…
Religião e herança cultural